domingo, 17 de abril de 2011

Hena ou Henê: Como, onde e quando usar

Muitas pessoas têm curiosidade de saber como funciona o processo químico da Henna, o que pode quem não pode usar e se pode trocar a tintura por HENNA ou HENÊ. Como fazer?

TODAS as pessoas podem usar a HENA ou HENÊ (é a mesmo coisa!) A fórmula ao contrario do que dizem não contém chumbo e metais pesados, o principio ativo da Hena é o Pirogalol (veja o que diz análise do Imetro). O único cuidado é saber se o produto em uso é compatível com hena (ver tabela abaixo). Alguns não são… a dica é procurar profissionais especializados no uso de Hena como BurlescaCo. Então, para passar de um processo para o outro, há necessidade de se cumprir algumas etapas.

Por exemplo: Certas tinturas, principalmente os descolorantes, não aceitam a Henna imediatamente. No cabelo descolorido por água oxigenada dá um resultado desastroso, portanto é necessário fazer um teste de mechas.


Neste caso específico, é preciso primeiro dar um intervalo entre os procedimentos. Nesse tempo é preciso aumentar o número de hidratações e reconstrução do fio haja vista que um cabelo descolorido é normalmente fraco. Depois, é necessário o uso de um tonalizante da cor original do cabelo.

Mais um intervalo e hidratações. Somente depois de cumprida as etapas é que se pode usar a Hena. Isso porque o resultado da Hena em qualquer cabelo dependerá da tonalidade dos fios e do estado que se encontra o cabelo.

Existem várias marcas de Henna. Importadas e nacionais no mercado. A cor sempre tenderá ao vermelho… Essa variação é causada pela cor do cabelo… Ou seja, em fios escuros, o vermelho será suave, entre o vinho e vermelho escuro. Já nos fios claros, há um degradê entre o dourado e o acobreado.

Dados técnicos:
Principio ativo: Pirogalol
Função: Alisa e tinge de preto
Ação: A hena ou henê se transforma por depósito acumulativo ou agrupamento agindo na cutícula do fio de cabelo, impedindo o uso posterior de outro ativo de transformação. (veja imagem)
Características: Os efeitos da aplicação de henê são progressivos, só sendo percebidos, significativamente a partir da 6ª aplicação, conforme a textura do fio:



Informações técnicas:
Definição: Hena é proveniente da planta Lawsonia uma planta conhecida cientificamente como Lawsonia inermis, assim como o corante  extraído dela. Este corante é muito usado no Norte de África e na Índia, seja para colorir os cabelos de castanho, ou seja para tatuar as mãos e o corpo.

Derivada da casca e das folhas secas, o corante tem uma cor castanho-avermelhada e é comercializado pela indústria de cosméticos; 
Também tem como componentes ativos óleos essenciais (alfa e beta-iononas), naftaquinonas (lawsona,1,4-naphtoquinonas,henosídeos), flavonóides (apigenina, luteonina), xantonas (laxantona I, laxantona II, laxantona III) e Cumarina(5-aliloxi-7-hidroxicumarina).
Como é um corante de origem vegetal, penetra e se deposita na cutícula do fio sem estragá-lo. Assim modifica a cor e proporciona muito brilho além de criar uma camada fortalecedora.

“Pode ser usada sem risco por grávidas e lactantes <- mesmo assim é bom levar autorização médica para o profissional."


Esclarecendo dúvidas:
Algumas pessoas dizem que a Hena sai após algumas lavagens, isso não ocorre; ela apenas desbota. Por isso você deve estar ciente da escolha porque a Henna tem efeito cumulativo, ou seja, quanto mais tempo usar, mais penetrado ficará o cabelo.
 

E nenhum produto consegue retirar totalmente a Henna sem prejuízo do fio. Por isso é um produto temido e não muito divulgado entre os cabeleireiros.  E também pelo seu baixo valor no mercado alguns profissionais não vêem vantagem lucrativa.

Tempo da Henna no cabelo:  o normal é uma hora, mais que isto não fará diferença. No entanto nos fios brancos, antes de uma hora aplicado o produto não haverá fixação. Se você estiver usando a Henna incolor só para dar brilho, 40 minutos serão suficientes.

“Uma vez Henna, sempre Henna” Esse é o objetivo de quem usa a o Henê. Mas isso só trará benefícios ao seu cabelo caso não pense em mudar de coloração toda hora.

Benefícios:
- Cobre parcialmente cabelos brancos e grisalhos na primeira aplicação;
- Alisamento natural e gradativo do cabelo a partir do tratamento e procedimento correto do produto;
-Tratamento intensivo do couro cabeludo e brilho das raízes as pontas;
- Pode ser usado após o cabelo ser tratado quimicamente, ou seja, permanente, alisamento ou tintura desde que observado o intervalo entre as aplicações;
- Produto hipoalergênico, é dermatologicamente testado liberado pela Anvisa e testado pelo Imetro diferentemente de alguns produtos como progressivas com fomol;
- Colore sem romper a estrutura original da queratina capilar e forma um filme protetor ao redor de cada fio, protegendo a saúde de seu cabelo;
- Nunca houve caso de morte pelo mal uso do produto.



Restrições:
1 – Costuma mudar a cor dos cabelos, clareia e escurece?
2 - Não gosta de cabelos pretos e lisos?
Se sim paras as duas? Então repense a questão do Henê! Porque você não poderá clarear os cabelos depois de tratar os cabelos com henê, converse com um cabeleireiro e faça um teste de visagismo pra saber se vc combina com madeixas lisas e escuras, até porque existe tratamento para todos os tipos de cabelos.
Mas se o objetivo que você quer é:
1 Ter cabelos lisos
2  Com brilho
2 Sem volume
5 Esquecer as tinturas
6 Ter cabelos sedoso
7 Dar maciez às madeixas
8 Cabelos liso e sólido
9 Tratamento simples e barato.



Veja também:
O que o  Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial –IMETRO diz a respeito da Hena e suas especificações:



Alguns produtos de coloração reprovados pelo IMETRO em pesquisa solicitada pelo Fantástico (Rede globo de televisão)




Dicas:
Para o cabelo ficar com resultado final adequado é preciso aplicar corretamente o produto, secar e chapar o cabelo no final de cada seção. Não  faça nenhum procedimento de transformação química em casa, procure um profissional. Você poderá aumentar os resultados da Hena usando shampoo e tratamentos a base de Henna. Uma boa indicação é o da marca francesa Klorane. Ele ajudará a manter os reflexos acobreados e o brilho. Existe coloração especifica para quem usa hena e possui muitos fios brancos. Burlesca Coiffure  tem o tratamento perfeito para quem quer uma transformação a base de hena se você está em Porto Alegre entre em contato conosco.


Pesquisa fonte:  http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/tintura_cabelo.asp


Antes e Depois, resultado final veja mais:

2 comentários:

  1. Henna e Hene não são a mesma coisa não!
    Henna é uma planta (Lawsonia Inermis Liné) e henê é um produto quimico que alisa e tinge os cabelos de preto.

    ResponderExcluir
  2. Sou cacheada e estava á procura de um produto natural que desse cobertura aos cabelos Brancos, encontrei a marca Indiana Khadi, super recomendada etc, enfim, comprei ainda mais produtos de tratamento da linha para complementar e apliquei conforme o que estava prescrito, foi cansativo e tive que deixar muitas Horas agindo, enfim... ao lavar os cabelos estavam ressecados mas hidratei bem, até aí foi ótimo, muito brilho! no mês seguinte repeti tudo novamente, mas já na Hora de enxaguar os cabelos iniciou-se meu Drama, os fios caíam em tufos, fiquei desesperada! já se passaram alguns meses, descontinuei o uso e notei que diminuiu a quebra e a queda, mas estou com receio de aplicar novamente. Aguém passou por algo assim? só para constar: meus cabelos estavam virgens antes de fazer uso da Henna, também notei que os cachos deram uma relaxada e o volume diminuiu. Se alguém puder me dar um parecer eu agradeceria. Um abraco!

    ResponderExcluir